sexta-feira, 1 de junho de 2007

O terrário do Seixo

Vila Real é uma cidade desprovida de meios de transporte eficientes alternativos ao rodoviário. O comboio que podia ser um meio alternativo, foi como todos sabemos completamente abandonado, tendo esta cidade uma única e "magnifica" ligação de comboio à cidade do Peso da Régua, digna de ser considerada anedota nacional.
Tendo conhecimento a autarquia destas limitações, era de supor que pelo menos criasse condições para termos uma central de camionagem digna, visto ser esta uma cidade universitária com muitos alunos deslocados (os principais utilizadores destes meio de transporte). Eu sei que já foi prometido resolver este problema várias vezes e que a própria autarquia tem no plano de actividades orçamentada a construção da central de camionagem. Mas todo este processo merece algumas considerações no que concerne ao atraso que leva e à solução transitória que temos:

1) Para compensar a falta da central de camionagem temos no local de construção da futura central de camionagem um parque multiusos, senão vejamos este espaço serve hoje em dia para: estacionamento de autocarros, parque de estacionamento de carros, local venda de bilhetes, local de diversão nocturna (corridas de carros) e até serve de base para acampamentos ciganos.....

2) A degradação que este espaço atingiu leva a situações incomodas para os moradores das àreas envolventes nomeadamente o ruído (provocado pelos autocarros que deixam passageiros a qualquer hora do dia e da noite) e o pó no verão.

3) Acho que as pessoas não se deviam esquecer que esta é uma das portas de entrada da cidade, e não existe uma segunda oportunidade para criar uma boa primeira impressão.

Estas considerações levam-me a perguntar:

Qual a razão de se demorar tanto tempo para resolver esta situação?
Porquê tantas promessas não cumpridas e falta de dignidade da solução encontrada?
Para quando a resolução definitiva do problema...?

Neste aspecto penso que Vila Real merece mais e melhor......

Nenhum comentário: